Comunidade OSDevBrasil.net
Fevereiro 09, 2012, 05:54:37 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Anuncie a nossa comunidade a amigos, fóruns...

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de assembly - Versão 0.1.18-11 - Disponivel em PDF  (Lida 3759 vezes)
anthony collucci
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« : Outubro 23, 2008, 07:28:17 »

Opa,

Apo após 6 dias trago uma nova versão da apostila, ela trás a aula 2, e vem com um codigo um pouco mais complexo que o primeiro para ser analizado. Tras ainda alguns conceitos sobre registradores e Eflags, alem de ensinar os mnemonicos SUB, JZ, JS

A versao 0.1.18-11  esta disponivel "Aqui"

Essa versão ainda nao foi revisada!

Agradecimentos ao BUG FIX que relatou um erro na area de registradores. E ainda deu uma sugestão sobre os mesmos que ja foi utilizada nessa aula.

Na proxima edição ja vamos saltar para a versao 0.2... E vou acrescentar um topico de como usar o NASM.

flws
Anthony
« Última modificação: Novembro 20, 2008, 05:20:56 por anthony collucci » Registrado

Mounter
Administrador
OS Sr. Member

mrjostz@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : Outubro 23, 2008, 10:54:16 »

Posso dizer que o tutorial está ficando muito completo, só acho que está faltando falar um pouco mais sobre alguns dos termos que você está utilizando no tutorial (fazer um glossário?) para o pessoal poder entender o texto, por exemplo, o que seria a memoria de registradores e a memoria convencional?

Eu sei a resposta, mas e o pessoal, acho que pode acabar confundindo as coisas um pouco, temos que pensar que eles mal estão começando no assembly e assim precisaria ser explicado um pouco mais sobre o processador (começando a falar sobre numeração e manipulação de bits). Mas como é a primeira parte estou considerando que você possa estar querendo fazer isso no meio do tutorial, mas é somente uma dica do que poderia ser dito.

E o título não ficaria melhor sendo "Arquitetura da família Intel x86" ? Já que está falando da família Intel em geral...

Mas está ficando muito bom!

Abraços
╔╗╔╦══╦╗╔╦══╦╗
║╚╝║╔╗║╚╝║╔╗║║
║╔╗║╠╣║╔╗║╠╣╠╣
╚╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝

Projeto SOmBRA - http://code.google.com/p/projeto-sombra

S.O.: Ubuntu 10.04
Browser: Google Chrome 10

anthony collucci
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #2 : Outubro 23, 2008, 12:28:43 »

Pois e Mounter mas a ideia e essa mesma, colocar o texto aqui para o proprio pessoal da comunidade ajudar a revisar, ai entao teremos um tutorial de assembly beem completo...

att,
anthony collucci
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #3 : Outubro 28, 2008, 01:13:50 »

Fiz pequenas alterações no texto, principalmente no que se refere aos registradores. Busquei clarear melhor o conceito. Brevemente trarei a explicação sobre numeros HEXA, OCTA, e BIN.... flws
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #4 : Outubro 28, 2008, 02:28:34 »

Acredito que seria melhor se ao invés de colocar tutoriais, rolasse uma análise completa de pequenos códigos. A net tem milhares de tutos bons. Acho que comentar um código linha por linha é MUITO mais proveitoso.
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #5 : Outubro 30, 2008, 06:07:03 »

Analisar trechos de códigos seria bem interessante mesmo. Sorridente

Vou ver alguns pequenos códigos por aí e escrever uns comentários sobre.
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #6 : Outubro 31, 2008, 09:10:53 »

Pretendo incluir codigos no tutorial, mas acho que em PT existe pouco material bom sobre assembly, e o s que existem nao sao amplos... por isso acho valido colocar a teoria.

flws
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 09:35:29 por anthony collucci » Registrado

subwaynorth
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #7 : Outubro 31, 2008, 11:46:01 »

Pretendo incluir codigos no tutorial, mas acho que em PT existe pouco material bom sobre assembly, e o s que existem nao sao amplos... por isso acho valido colocar a teoria.

flws

Com certeza!!!
Senão seria a mesma coisa que ler um monte de texto em francês sem conhecer as regras básicas da gramática e da semântica. Você teria talvez um bom vocabulário, mas não tiraria todo o proveito desse conhecimento (para poder escrever textos na lingua, p.e.).

No aguardo da próxima parte!

[]'s
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #8 : Novembro 04, 2008, 10:03:58 »

Opa,

Mais uma parte do tutorial ja esta no ar... Coloquei a parte de sistemas de numeração, que existe num tutorial da universidade de guadalahara.

A partir de agora vou disponibilizar apenas um PDF, ja que o tutorial tende a ficar gigantesco. Entao voces poderao baixa-lo.

Tambem vou referenciar o material atraves da nomeclatura Major.Minor.dd-mm. EX.: Tutorial de assembly 0.1.4-11.

Gostaria que quem tivesse tempo disponivel pudesse ir lendo o material e dando sugestoes, e ou correções.

att,
Anthony collucci
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #9 : Novembro 05, 2008, 12:18:52 »

Caro Anthony, Eu infelizmente ando sem tempo para me dicar mais à linguagem, mas sempre que posso estou passando os olhos em um livro ou apostila. O que vejo nesses tutoriais em pt é a ausência de maiores informações sobre como a memória funciona. Se a intenção é criar um tutorial referência sobre o tema, é vital que tenha um capítulo exclusivo sobre como a memória do pc é afetada pelo processador. Aquele material do Randall, no capítulo 3, é bem específico nesse ponto, porém, peca na ausência de diagramas. Eu vi um livro em pdf no emule que era excelente nesse aspecto. Mostrava memória com suas respectivas divisões, tudo muito bem especificado...
Fica aí minha sugestão sobre um capítulo específico para a memória. Estou vendo a possibilidade de escaniar alguns livros de assembly em pt que tem na faculdade. A grande parte deles já tem mais de 20 anos, acho que nesse caso posso escaniar e colocar na net sem ter problemas com direitos e tal...
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #10 : Novembro 05, 2008, 12:35:18 »

Bacana, o que estou fazendo e tentar juntar todos os tutoriais que eu possuo, mais alguma experiência propria, para tentar fazer um tutorial que seja "simples", e facil para aprender. O que eu vejo nos tutoriais, e que ou eles tem muito codigo e pouca explicação ou muita teoria, e pouco codigo. Quero uni-los para que fique simples para todo mundo entender o assembly. Na verdade quero que sirva ate como referencia para mim, pois ficar pulando de um tutorial para outro nao e muito produtivo.

flws.
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #11 : Novembro 06, 2008, 10:04:10 »

Me enganei então...
De qualquer forma vou comprar um scanner em breve, e nesse caso vou scanear alguns livros em pt. Esses livros já não são mais vendidos pelas editoras e nem mesmo existe nos estoques. É um desperdício deixar esses livros nas bibliotecas para as traças . Acho que em dezembro eu já estou com esse escanner em mãos. Será que eu poderia usar o fórum para colocar esses livros na rede? Além do emule, é claro...rs
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #12 : Novembro 12, 2008, 12:18:48 »

Atualizado a apostila, ver inicio do topico!

Gostaria que postassem sugestões e corrigissem possiveis erros para mim! Ha muita coisa a ser feita ainda, quero na proxima versao deixar o Anexo sobre registradores decente, e liberar a lição 2!

aguardem!

att,
Anthony
« Última modificação: Novembro 12, 2008, 07:03:19 por anthony collucci » Registrado

anthony collucci
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #13 : Novembro 20, 2008, 05:21:27 »

Mais uma atualização foi postada! Espero que gostem ;-)!

att,
Anthony Collucci
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #14 : Novembro 30, 2008, 07:06:36 »

http://www.forum.clickgratis.com.br/mentehacker/t-47.html

Esse cara fez um tudo bem lega...Vale a pena dar uma olhadinha...

Aproveitando a oportunidade: Onde eu encontro material sobre as placas SVGA?
Inté
  Imprimir  

Ir para: