Comunidade OSDevBrasil.net
Fevereiro 09, 2012, 06:31:43 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Anuncie a nossa comunidade a amigos, fóruns...

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Assembly para Linux  (Lida 710 vezes)
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« : Novembro 01, 2008, 05:08:10 »

Pessoal tá a maior canseira achar um bom material para iniciantes em assembly. O que eu encontrei foram livros e mais livros que tratam o assunto da forma menos adequada, ou seja, a programação é descrita de forma conceitual, mas sem código! Livros do Jeff Duntenmann e do Richard Blum são bons mas não para iniciantes. Eu agora estou procurando ASM para linux. Onde eu começo a procurar?
Moderador Global
OS Full Member

gnomo_86@linuxmail.org
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : Novembro 02, 2008, 01:19:43 »

No Linux é comum o uso do padrão AT&T(e não o padrão intel que comumente vemos).

Pois bem, no fim das contas o assembly é o mesmo(determinado um dos padrões) para qualquer sistema, o que muda é a forma como as coisas devem ser feitas para que o código funcione no sistema alvo!

No Linux, por exemplo, deve se seguir as syscalls padronizadas para o mesmo, assim como deve-se respeitar coisas como o mapa de memória utilizado por ele.
Projeto SOmBRA - http://code.google.com/p/projeto-sombra
E-Mail: gnomo@projeto-sombra.org

S.O.: Debian 6.0 "Squeeze"

TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #2 : Novembro 02, 2008, 10:06:37 »

A grande dificuldade que eu estou vendo na linguagem é o fato de o material ser escasso. Todo livro que encontrei é incompleto ou é mal explicado. Aquele livro do HLA sem díuvidas que é o melhor livro que já vi sobre linguagem de programação, mas infelizmente não é um asm. Antes de começar a estudar eu precisava de material que falasse exaustivamente sobre o mapa de memória. Os que falam falam sem compromisso com a ditática..Aí é phoda...Asm pra linux é raro achar material, bom então...
Tô baixando uns livros no emule. Vamos ver no que vai dar...
Valeu pela resposta!
regards
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #3 : Novembro 26, 2008, 08:47:54 »

olha uns links sobre assembly para linux. em ingles Triste,
http://sig9.com/articles/att-syntax
http://sourceware.org/binutils/docs-2.16/as/index.html

flw
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #4 : Novembro 27, 2008, 12:28:46 »

Valeu! Legal
OS Newbie
*

caciojg@hotmail.com
Ver Perfil Email
« Responder #5 : Dezembro 05, 2009, 09:58:23 »

Fiquei na duvida: Então os exemplos que a gente encontra nos tutoriais net a fora, podem não rodar no linux? eu uso o ubuntu gnu/linux e baixei o nasm, será que o sistema pode interferir?

OS Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #6 : Dezembro 06, 2009, 12:10:06 »

Não. Os códigos rodam perfeitamente no Linux, desde que não use instruções do DOS.
OS Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #7 : Dezembro 06, 2009, 05:31:42 »

Tutorial de Assemply para Linux escasso?
Existe um monte de tutoriais e livros de assembly para o Linux e algum deles são excepcionais.
Existe o Professional Assembly Language Programming da Wrox. Esse livro trata assembly Intel para o Linux e é o melhor livro sobre assembly que ja vi na vida. Eu ja li ele por completo e nenhum outro tutorial ou livro sobre assembly se compara a ele, é simplesmente fenomenal. O livro é 100% prático, da vários exemplos de códigos completos, fala sobre fpu, syscalls, mmx, trata toda essa parte de 32 bits (muitos livros de assembly ficam só nos 16 bits e pronto).
  Imprimir  

Ir para: