TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
|
 |
« : Novembro 01, 2008, 05:08:10 » |
|
Pessoal tá a maior canseira achar um bom material para iniciantes em assembly. O que eu encontrei foram livros e mais livros que tratam o assunto da forma menos adequada, ou seja, a programação é descrita de forma conceitual, mas sem código! Livros do Jeff Duntenmann e do Richard Blum são bons mas não para iniciantes. Eu agora estou procurando ASM para linux. Onde eu começo a procurar?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #1 : Novembro 02, 2008, 01:19:43 » |
|
No Linux é comum o uso do padrão AT&T(e não o padrão intel que comumente vemos).
Pois bem, no fim das contas o assembly é o mesmo(determinado um dos padrões) para qualquer sistema, o que muda é a forma como as coisas devem ser feitas para que o código funcione no sistema alvo!
No Linux, por exemplo, deve se seguir as syscalls padronizadas para o mesmo, assim como deve-se respeitar coisas como o mapa de memória utilizado por ele.
|
|
|
|
|
|
|
|
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
|
 |
« Responder #2 : Novembro 02, 2008, 10:06:37 » |
|
A grande dificuldade que eu estou vendo na linguagem é o fato de o material ser escasso. Todo livro que encontrei é incompleto ou é mal explicado. Aquele livro do HLA sem díuvidas que é o melhor livro que já vi sobre linguagem de programação, mas infelizmente não é um asm. Antes de começar a estudar eu precisava de material que falasse exaustivamente sobre o mapa de memória. Os que falam falam sem compromisso com a ditática..Aí é phoda...Asm pra linux é raro achar material, bom então... Tô baixando uns livros no emule. Vamos ver no que vai dar... Valeu pela resposta! regards
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TaSK_ZoMBiE
OS Newbie
|
 |
« Responder #4 : Novembro 27, 2008, 12:28:46 » |
|
Valeu! 
|
|
|
|
|
|
|
|
cacio jg
OS Newbie
|
 |
« Responder #5 : Dezembro 05, 2009, 09:58:23 » |
|
Fiquei na duvida: Então os exemplos que a gente encontra nos tutoriais net a fora, podem não rodar no linux? eu uso o ubuntu gnu/linux e baixei o nasm, será que o sistema pode interferir?
|
|
|
|
|
|
|
|
Kernex
OS Newbie
|
 |
« Responder #6 : Dezembro 06, 2009, 12:10:06 » |
|
Não. Os códigos rodam perfeitamente no Linux, desde que não use instruções do DOS.
|
|
|
|
|
|
|
|
KernelPanic!
OS Newbie
|
 |
« Responder #7 : Dezembro 06, 2009, 05:31:42 » |
|
Tutorial de Assemply para Linux escasso? Existe um monte de tutoriais e livros de assembly para o Linux e algum deles são excepcionais. Existe o Professional Assembly Language Programming da Wrox. Esse livro trata assembly Intel para o Linux e é o melhor livro sobre assembly que ja vi na vida. Eu ja li ele por completo e nenhum outro tutorial ou livro sobre assembly se compara a ele, é simplesmente fenomenal. O livro é 100% prático, da vários exemplos de códigos completos, fala sobre fpu, syscalls, mmx, trata toda essa parte de 32 bits (muitos livros de assembly ficam só nos 16 bits e pronto).
|
|
|
|
|
|
|
|
|