Comunidade OSDevBrasil.net
Maio 20, 2012, 03:47:23 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Anuncie a nossa comunidade a amigos, fóruns...

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Apresentação  (Lida 1704 vezes)
gnomo
Moderador Global
OS Full Member

gnomo_86@linuxmail.org
Ver Perfil WWW Email
« : Setembro 02, 2007, 07:54:14 »

Como o combinado, está sendo aberto um tópico para nos apresentarmos melhor, expondo principalmente a experiência de cada um que pretende participar do projeto do kernel base.

---------------

Começando por mim rsrsrs   Sorriso forçado

Bem programo há cerca de 4 anos seguindo mais ou menos a cronologia a seguir.

- Iniciei como um curioso no bom e velho pascal.
- Conheci o velho delphi...  Embarassado
- Não muito satisfeito com os programas gerados busquei algo mais... e encontrei o.... C
- Como sou persistente procurei mais profundidade e me deparei com o Assembly.
- Por volta de 1 ano atras encontrei um artigo falando sobre desenvolvimento de sistemas operacionais, e assim como vocês, fiquei encantado ehaiuEHAUE. Se não me engano o meu pontapé inicial foi o velho tutorial do "SONumaBoa" rsrsrs

Desde então tenho sempre procurado me especializar nessa área.

Atualmente to com um projeto particular chamado GnomOS, o código ainda está um pouco desorganizado , está funcionando mais como área de testes. Nele esta implementado:

- controle de GDT, IDT, IRQ e bla bla bla, com syscall implementada para "int 0x30"
- Memory Manager baseado em um bYtemap(é byte mesmo rsrs, foi uma loucura que inventei).
- Driver de video VGA para modos de texto.
- Mini(micro ou talvez nano) Driver de video VGA para modo gráfico.
- Diver Floppy
- DMA Driver ("roubado" do SomBRA)
- Um monte de besteiras inacabadas como PCSpeaker.

Ele ainda é mono tarefa e usuario e atualmente estou começando a implementar o EXT2 como FS.

-------------------

Aviso logo que eu tenho sérios problemas com organização de código e em permanecer com atenção sempre ao mesmo código...  Rolar os Olhos
Projeto SOmBRA - http://code.google.com/p/projeto-sombra
E-Mail: gnomo@projeto-sombra.org

S.O.: Debian 6.0 "Squeeze"

Mounter
Administrador
OS Sr. Member

mrjostz@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #1 : Setembro 02, 2007, 08:18:32 »

Era uma vez... Opa história errada! hehe

Voltando: Eu iniciei na programação como era e ainda é para muitos com o Pascal e depois em Delphi, isso faz alguns 6 anos...

Comecei melhorando meu aprendizado em 2004 (podem acreditar), quando entrei na internet, comecei aprendendo mais sobre o Pascal/Delphi e então como o Pascal começou a ficar meio limitado (almenos para mim), comecei pegando um tutorial do Pascal para C, e com as linguagens de programação que conheço aumentaram exponencialmente... E no inicio de 2005 na unidev.com.br um membro que está nesta comunidade (CrociDB), teve a idéia de iniciar um S.O. Depois de muita discussão foi criado um fórum, site, ... Era o Projeto SOmBRA, mas como muitos dos membros não sabiam como começar (uns ver inicialmente o planejamento e outras a implementação (me encaixo aqui)) a comunidade perdeu o rumo.

Mas depois de 2 anos, aprendi muito sobre S.O.s e comecei a parte de organização no inicio deste ano e ando tendo mais resultados, por isso da criação desta comunidade, a fim de juntar todos os grupos independentes (muitos projetos morrem ou ficam só com um membro) e com isso iremos junta-los todos aqui!

Conhecimentos gerais:
Programação em Pascal, C/C++, Assembly Intel e AT&T, PHP, Perl, JavaScript, XHTML, XML, Sockets e Web em geral.

Especialidades: Criação de SOs, compiladores/interpretadores, Arquitetura Intel x86+ e programação Web e o que vier!
« Última modificação: Setembro 02, 2007, 08:23:54 por Mounter » Registrado

╔╗╔╦══╦╗╔╦══╦╗
║╚╝║╔╗║╚╝║╔╗║║
║╔╗║╠╣║╔╗║╠╣╠╣
╚╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝

S.O.: Ubuntu 10.04
Browser: Google Chrome 10

gnomo
Moderador Global
OS Full Member

gnomo_86@linuxmail.org
Ver Perfil WWW Email
« Responder #2 : Setembro 02, 2007, 08:20:19 »

Complementando...
Sou estudante de Engenharia Cartografica pela UFPE e paralelamente ao OSDev estou desenvolvendo programas para a area de cartografia. Usando o bom e velho GCC e GTK.

Uso em forma integral o Linux adotando-o como ambiente desktop e de desenvolvimento  Legal

gnomo
Moderador Global
OS Full Member

gnomo_86@linuxmail.org
Ver Perfil WWW Email
« Responder #3 : Setembro 02, 2007, 08:24:05 »

falando em unidev lembrei da epoca de joguinhos em Basic(DarkBasic) e modelagem 3D com o velho 3DMax Sorriso forçado

btox
Moderador Global
OS Jr. Member

Ver Perfil Email
« Responder #4 : Setembro 02, 2007, 11:08:05 »

Bom....Meu nome é Bruno Renostro Barbosa.
 As linguagens de progamação que eu domino são:
 Python
 Php
 Pascal
 Basic
Estou estudando
 c++
 Assembly
Tenho como hobby eletronica e mecatronica,gosto de rap brasileiro,sou ateu,LinuxUser Xiita...hahushuashusa
acho o windows um pessimo sistema operacional,conheço varios sistemas,solaris,unix e linux no geral...BeOs,MenuetOs,reactOs,,,,
Moro no interior de mato grosso...
 Quem quiser me add no orkut
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8883223853881315718
,,,
Acho que por inquanto é só isso que eu tenho pra falar...aaaa...eu não ronco
hasuhashuhsua
"Poderia viver recluso numa casca de noz,e me considerar rei do espaço infinito"

System:Slackware 11
kernel version:2.4
Hardware:P4 2.4;512 mb ram;
====================
Btox simple geek life style!!
Gladius_Coldhead
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #5 : Setembro 03, 2007, 12:45:38 »

Ola.

Ha uns 4 anos eu começei a programar em pascal, gostei , e depois parti para o C e posteriormente para o C++(orientado a objeto).
Junto com o C/C++ eu ja usei Python, Xml e LUA.(umpouco de Sqlite tambem).
Por Hobbie entrei na programação grafica, mexendo com o 2D inicialmente depois passando para o 3D.Acabei aprendendo(umpouco por 'obrigação') a ter que programar o basico de fisica, IA, ...
Programei tambem em HTML e depois PHP por hobbie, criando sistemas uteis e inutes.

Vendo tutoriais e exemplos de codigos fiquei fascinado pela programação de SO, e vou começar a me dedicar a estudo de assembly e coisas relacionadas ao assunto, espero que alguma hora meu conhecimento seja util.
OS Newbie
*

GameDev

crocidb@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #6 : Setembro 07, 2007, 10:13:12 »

Era uma vez... Opa história errada! hehe

Voltando: Eu iniciei na programação como era e ainda é para muitos com o Pascal e depois em Delphi, isso faz alguns 6 anos...

Comecei melhorando meu aprendizado em 2004 (podem acreditar), quando entrei na internet, comecei aprendendo mais sobre o Pascal/Delphi e então como o Pascal começou a ficar meio limitado (almenos para mim), comecei pegando um tutorial do Pascal para C, e com as linguagens de programação que conheço aumentaram exponencialmente... E no inicio de 2005 na unidev.com.br um membro que está nesta comunidade (CrociDB), teve a idéia de iniciar um S.O. Depois de muita discussão foi criado um fórum, site, ... Era o Projeto SOmBRA, mas como muitos dos membros não sabiam como começar (uns ver inicialmente o planejamento e outras a implementação (me encaixo aqui)) a comunidade perdeu o rumo.

Mas depois de 2 anos, aprendi muito sobre S.O.s e comecei a parte de organização no inicio deste ano e ando tendo mais resultados, por isso da criação desta comunidade, a fim de juntar todos os grupos independentes (muitos projetos morrem ou ficam só com um membro) e com isso iremos junta-los todos aqui!

Conhecimentos gerais:
Programação em Pascal, C/C++, Assembly Intel e AT&T, PHP, Perl, JavaScript, XHTML, XML, Sockets e Web em geral.

Especialidades: Criação de SOs, compiladores/interpretadores, Arquitetura Intel x86+ e programação Web e o que vier!
Pois é... Eu comecei com a história lá e hoje to beeeem longe!! hauehuaheuhauehuaeh
Tipo, eu na época tinha apenas 14 anos... \o/
Agora eu me dedico ao desenvolvimento de jogos, mas ainda vou entrar nessa área! E estou aqui para isso xD

Eu programo um pouco em:
  • C/C++
  • Java
  • Pascal
  • Basic (VB, Blitz Basic)
  • PHP
  • JavaScript
  • ActionScript

É isso... xD

Bom, como eu já disse, não sei muita coisa sobre OS-Dev, mas acho essa área FABULOSA! E estou aqui para ajudar em tudo o que eu puder! xD

Flws
SithX
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #7 : Novembro 08, 2007, 07:31:09 »

Pô acho que sou o com menos conhecimento aqui!

bom meu nome é Thiago Varela, eu faço ciencia da computacao na ULBRA - Canoas/RS, 4º semestre

conheço apenas C, razoavelmente avançado. mas nao tenho nenhuma experiencia pratica de verdade.

esse semestre fiz a cadeira de Sistemas operacionais e me encantei, pena que ela não tem nada de prática ou de implementação real, apenas as definicoes teóricas... mas já foi o suficiente pra me fascinar! hehe

um belo dia googleando por aí me deparei com esse projeto aqui, que despertou meu interesse na hora!

é isso pessoal, sei que vou precisar da ajuda de vocês e de muito esforço pra produzir algo útil, mas to louco pra botar a mao na massa =D

abraços!
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #8 : Novembro 08, 2007, 08:16:28 »

Deixa eu me apresentar.
Meu nome é Marcos Roberto, sempre fui fascinado pela programação, acho que ja fazem 2 anos que programo.
Eu programo em C e Assembly (não muito avançado), até tento aprender outra liguagem mas eu sou apaixonado por C  Rolar os Olhos Sempre quis saber como um SO funcionava até que um dia encontrei um
tal de SONumbaBoa xD aprendi um pouco mas na época nem entendia quase nada...
Agora voltei a me dedicar em aprender a criar um SO, dou uma "googleada" e acho este forum, tipo isto é algo que eu sempre quis ver, pois só encontrava comunidades estrangeiras.
Agora estou com mais esperança que eu consiga fazer alguma coisa que funcione xD
Um hobbie meu sempre foi ER.
Abraços.

Sorriso forçado
it not exist
Moderador Global
OS Full Member

Ver Perfil WWW Email
« Responder #9 : Novembro 21, 2007, 01:14:24 »

bom meu nick e meu Nome..rs

aprendi a programar com meus 13 ou 14 anos nem lembro.. +- uns seis anos atras... eu programava em basic.. so que ele ficou muito aquem do que eu precisava.. entao passei pra VB... um lixo...

Quis aprender C, porem nao tinha net, e nem livros para aprender na epoca.. (e quando se tem 13 ou 14 anos dinheiro e problema...) e minha mãe nao se sentia feliz em ver o filho de frente ao PC.. Dai fiquei no VB por um boom tempo.. até ano passado quando achei o SOnumaboa.. dai fiquei fascinado e aprendi assembly.. mas como nao encontrei ninguem que compartilhasse o gosto parei novamente.. agora faz um mes decidi portar o TCP IP para o Pic para um projeto pessoal, so que dai nasceu a necessidade de criar um filesystem para memoria flash.. e achei o forum.. e meu interesse foi novamente reacendido.

flws
Mounter
Administrador
OS Sr. Member

mrjostz@hotmail.com
Ver Perfil WWW Email
« Responder #10 : Novembro 25, 2007, 04:25:12 »

Sejam todos bem vindos ao nosso site. E esperamos que todos aqui aprendam a criar um Sistema Operacional!
╔╗╔╦══╦╗╔╦══╦╗
║╚╝║╔╗║╚╝║╔╗║║
║╔╗║╠╣║╔╗║╠╣╠╣
╚╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝╚╩╝

S.O.: Ubuntu 10.04
Browser: Google Chrome 10

tio_fab
OS Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #11 : Novembro 29, 2007, 10:33:39 »

Fabricio Caixeta Andriani (Poe no Orkut ou Google que acha)

Não tenho conhecimento avançado em progamação, mas...

Estou a 3 anos estudando e desenvolvendo tecnógias e interfaces gráficas, ou seja: Tenho comigo aqui um projeto ambicioso de GUI, algo que difere, em parte, de tudo que eu já tenha visto.

Mas essa Interface sosinha não faz nada de extremamente grandioso sem as outras tecnologias que venho desenvolvendo, parte é sobre redes sociais, parte é sobre formatos de arquivo, outra sobre progamas, e mais outra parte sobre a area fisica do negócio.

Eu sou um sonhador e possívelmente minhas idéias não poderão ser postas em pratica por esse grupo, mas mesmo assim tudo bem.
OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #12 : Dezembro 07, 2007, 07:23:05 »

Aloha senhores, este que vos fala é um pobre coitado que estuda ciência da computação em uma das piores faculdade do estado de São Paulo.
A minha iniciação a programação veio quando encontrei o Qbasic perdido em uma máquina no meu trampo, há um bom tempo atrás.
Depois de me interessar por Qbasic, fiz um curso técnico (bleh... perca de tempo) onde tive acesso a livros sobre Pascal, delphi, VB e Assembly. Nessa época interessei-me mais por delphi. E comecei a estudar criação de vírus, e então veio o interesse por assembly, embora não o domine nada ainda.
Na faculdade aprendi C, dei uma olhada em assembly, mas a busca por conhecimento só depende de mim, certo ?
O interesse por SO, veio apenas para satisfazer o meu ego de querer criar um e me gabar para os amigos =D. Havia pesquisado um pouco no passado e depois desisti, agora eu retorno com força total e pretendo construir algo funcional ^^.

Meu objetivo no momento é conseguir fazer o boot loader apresentado na aldeia numaboa, e consegui avançar um pouco mais durante esta férias.

Para outras informações entrar em contato e solicitar informação.

OS Newbie
*

Ver Perfil Email
« Responder #13 : Junho 22, 2008, 09:15:05 »

Avet et valet!

Iniciei-me na programação computacional à mesma idade que CrociDB - 14 anos.Dediquei-me sobretudo à lingüagem C,não-orientada-a-objeto.Meu maior interesse,porém,era a IA neural.Ainda é,devo dizê-lo.Bom,tenho 17 anos e tenho entendimento em:

C\C++ (Orientada a Objetos)
Assembly - razoável

*Dubiesto = Lucasz
« Última modificação: Junho 22, 2008, 10:16:34 por Dubiesto » Registrado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: