subwaynorth
OS Newbie
|
 |
« : Abril 21, 2009, 05:25:53 » |
|
Vi aqui que pode-se usar uma linguagem 'BASIC like' para desenvolvimento dos nossos núcleos. Alguém já usou o freeBASIC pra alguma coisa? com quais resultados? é muito lento? []'s++
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #1 : Abril 22, 2009, 10:15:13 » |
|
Bem interessante esse compilador, nunca testei compilar nada com ele, se alguem quiser comentar... Quanto ao basic, seria um SO bem básico?  O basic a principio não é para ser um interpretador? pelo menos acho que ele foi feito básicamente (basic entendeu? huehueh) para ser interpretado.
|
|
|
|
|
|
|
|
subwaynorth
OS Newbie
|
 |
« Responder #2 : Abril 22, 2009, 01:09:36 » |
|
 Só agora prestei atenção nessa parte: In an freestanding environment, the runtime is unavailable. Programmers should take care not to use any of the following:
* Strings * Dynamic arrays (only local, fixed-size arrays are allowed) * Globals of any kind. All information must be passed in arguments. * All non-primitive built-in functions, i.e. anything more complex than + - * / and the logic operators. * IO functions, including port outs and ins, peek and poke. Aí chateia... PS: Alguém aí sabe de uma apostila ou livro que fale mais sobre a linguagem C pura (sem usar funções de biblioteca, com a scanf, printf, etc)? Eu preciso aprender a acessar a memória diretamente, a trabalhar com ponteiros, essas coisas. Dicas?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #3 : Abril 22, 2009, 09:43:44 » |
|
Tudo que não precisar de algum include no C pra funcionar é nativo, resumindo, pode funcionar sem bibliotecas e sem precisar de suporte assembly... (Menos na entrada a função main ou algo da espécie)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
anthony collucci
|
 |
« Responder #4 : Abril 23, 2009, 09:46:00 » |
|
Gosto do basic principalmente para gerar prototipos... por ser facil e parecido com nossa lingua fica mais inteligivel, depois de criar algo com ele que passo a escrever em assembly, C ou java.
flw
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #5 : Abril 24, 2009, 08:27:43 » |
|
Poderiamos fazer um SO com uma VM do Basic ou podemos portar algum interpretador para o SOmBRA, o que acham?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
anthony collucci
|
 |
« Responder #6 : Abril 24, 2009, 01:00:00 » |
|
Opa acho bem legal, to precisando mesmo de programar... to muito ocioso!!
|
|
|
|
|
|
|
|
subwaynorth
OS Newbie
|
 |
« Responder #7 : Abril 24, 2009, 07:43:13 » |
|
É uma ideia boa. Facilitaria a criação de programas para o SO.  Além de ser um bom exercício, 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #8 : Abril 24, 2009, 08:28:21 » |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
subwaynorth
OS Newbie
|
 |
« Responder #9 : Abril 26, 2009, 05:27:39 » |
|
É uma opção.
Mas to meio por fora do andamento do Sombra, ele já trabalha com parte gra´fica? Pelo que vi, esse compilador ai tem varias funções pra graficos. Nesse caso, essas funções seriam implementadas mais tarde?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
anthony collucci
|
 |
« Responder #10 : Abril 27, 2009, 11:33:59 » |
|
Bacana eu achei legal o small basic, so para tirar uma duvida para programarmos algum aplicativo para o sombra precisaremos usar o SDK dele correto?
att
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #11 : Abril 28, 2009, 09:36:38 » |
|
Bacana eu achei legal o small basic, so para tirar uma duvida para programarmos algum aplicativo para o sombra precisaremos usar o SDK dele correto?
att
Correto, mas estou planejando a modificação do Tiny C Compiler (TCC) para o SOmBRA, dai então ele que seria o novo SDK.
|
|
|
|
|
|
|
|
Bencz
OS Full Member

|
 |
« Responder #12 : Maio 09, 2009, 08:47:59 » |
|
att
Correto, mas estou planejando a modificação do Tiny C Compiler (TCC) para o SOmBRA, dai então ele que seria o novo SDK. nemo free basic e nem o small basic roda em x64 XD se eu nao estou errado o windows 3.1 foi feito em basic certo, como q ele foi compilado ?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #13 : Maio 10, 2009, 06:53:05 » |
|
Para rodam num x64 é só recompilar e se necessário mudar as libs.  O Windows 3.11 foi feito em assembly e C, o basic foi a primeira linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft para o Altair.
|
|
|
|
|
|
|
|
Bencz
OS Full Member

|
 |
« Responder #14 : Maio 11, 2009, 01:24:30 » |
|
Para rodam num x64 é só recompilar e se necessário mudar as libs.  O Windows 3.11 foi feito em assembly e C, o basic foi a primeira linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft para o Altair. uiaaa \o ok vlwz \o
|
|
|
|
|
|
|
|
|