|
btox
|
 |
« : Setembro 02, 2007, 02:35:57 » |
|
Qual o tipo de kernel que vamos usar??Eu opto pelo modular....
|
|
|
|
|
"Poderia viver recluso numa casca de noz,e me considerar rei do espaço infinito"
System:Slackware 11 kernel version:2.4 Hardware:P4 2.4;512 mb ram; ==================== Btox simple geek life style!!
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #1 : Setembro 02, 2007, 09:34:41 » |
|
Estamos falando do projeto do kernel base, certo? Eu também acho que o modular é mais apropriado, pois como já foi dito assim poderemos separar em equipes responsáveis por cada modulo! 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #2 : Setembro 02, 2007, 04:45:23 » |
|
Nome do projeto: OSDev-BR [nome temporário] Código: PR001 Data: 01/09/2007 Descrição: Núcleo base para a comunidade OSDev no Brasil! Objetivo: Um núcleo modular. Questões: Padrão para códigos assembly e C/C++! Exemplo: Nomes de variáveis, funções, ... Adoção de comentários e documentários no código. Exemplo: descrição de funções, arquivos, datas, ... ( Referencia) Um estrutura de arquivos e pastas. Mais questões a serem levantas? Uma proposta de modelo para o núcleo, não sei se gostam assim:  Como podem ver o modelo que botei ai seria em camadas... Mas como o pessoal está ainda querendo aprender, os mais experientes podem fazer mini-tutoriais para aprender o funcionamento do núcleo... Núcleo monolítico: 
|
|
|
|
« Última modificação: Setembro 02, 2007, 05:08:44 por Mounter »
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #3 : Setembro 02, 2007, 05:15:20 » |
|
Como podem ver nas imagens que enviei, o núcleo em camadas é constituído de módulos separados do núcleo e completamente independentes (troca de mensagens e módulos dinâmicos), seria um sistema híbrido e que traria uma independência no SO (tudo mais organizado e com poucas chamadas de sistema (send, receive e sendrec)).
Já o monolítico é mais rápido, pois está tudo no mesmo executável (núcleo) e sendo menos organizado (poderia ter módulos dinâmicos para compensar está falta)...
Eu opto pelo primeiro, se alguém tiver outro modelo...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
btox
|
 |
« Responder #4 : Setembro 02, 2007, 05:19:03 » |
|
Deixa eu ver se intendi,no primeiro o nucleo é dividido em varias partes,oque o torna mais organizado e facil de se trabalhar,pois pode se mecher nos modulos do nucleo separadamente...e no segundo o nucleo é tudo junto,oque torna o sistema mais rapido,porém perde-se a organização...se for isso,eu opto pelo primeiro também.
|
|
|
|
|
"Poderia viver recluso numa casca de noz,e me considerar rei do espaço infinito"
System:Slackware 11 kernel version:2.4 Hardware:P4 2.4;512 mb ram; ==================== Btox simple geek life style!!
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #5 : Setembro 02, 2007, 05:31:12 » |
|
Deixa eu ver se intendi,no primeiro o nucleo é dividido em varias partes,oque o torna mais organizado e facil de se trabalhar,pois pode se mecher nos modulos do nucleo separadamente...e no segundo o nucleo é tudo junto,oque torna o sistema mais rapido,porém perde-se a organização...se for isso,eu opto pelo primeiro também.
Seria isso mesmo, no núcleo por camadas, se uma camada falhar, somente a reiniciamos... No monolítico se ocorrer uma falha o S.O. Trava... O sistema de camadas faz que uma camada possa estar em outro local ou computador (como o sistema de arquivos...) o que dá uma outra vantagem... Ainda expor aqui a lista completa de vantagens e desvantagens...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
btox
|
 |
« Responder #6 : Setembro 02, 2007, 05:41:55 » |
|
...Acho que as vantagens fazem com que esse seja o tipo de kernel do nosso os.Vamos pegar algum fonte com base ou começar do zero??
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #7 : Setembro 02, 2007, 05:44:49 » |
|
Eu tenho aqui alguns sistemas operacionais com módulos e em camadas, podemos começar do 0 com base nós códigos aqui existentes... E podemos usar o Exokernel como outra referencia. Aqui tem um site contendo algumas explicações de definições sobre S.O: http://gabriel.sg.urcamp.tche.br/beraldo/arquiteturaII.htm
|
|
|
|
« Última modificação: Setembro 02, 2007, 06:05:30 por Mounter »
|
|
|
|
CrociDB
OS Newbie
GameDev
|
 |
« Responder #8 : Setembro 02, 2007, 07:12:41 » |
|
Super interessante o projeto pessoal! Irei acompanhar! =D
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #9 : Setembro 02, 2007, 07:33:51 » |
|
o primeiro modelo é bem mais adequado, acho que a perda de desempenho é mínima e pode ser superada. 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
btox
|
 |
« Responder #10 : Setembro 02, 2007, 07:37:14 » |
|
Acho que estamos caminhando para um consenso...Vou pesquisar sobre os outros tipos de kerneis...volto já =)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #11 : Outubro 03, 2007, 09:51:30 » |
|
Sobre os outros tipos de núcleo que existem eu tenho um lista aqui, as definições ponho ainda até o final de semana aqui!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
anthony collucci
|
 |
« Responder #12 : Novembro 21, 2007, 09:21:50 » |
|
Tenho uma critica,
Inicialmente um projeto de Micro kernel realmente e mais pratico, mais facil para uma equipe grande desenvolver, porem os problemas estao na comunicação entre os processos, isso inicialmente nao e muito grave, mas a medida que o sistema cresce o numero de processos aumenta, e o numero de comunicação entre eles tambem aumenta. A formula se não me engano é essa :
NC=n*(n-1)
com 3 processos, temos 6 canais de comunicação sendo 3rx e 3tx com 6 passamos a ter 30 sendo 15 tx e 15 rx com 10 processos passamos a ter 90 sendo 45 rx e 45 tx
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #13 : Novembro 23, 2007, 12:33:37 » |
|
A comunicação chega a ser relativa, os canais seriam as mensagens, então mensagem é enviada e processada, e o programa bloqueado... Relativamente isso é mais teórico do que prático! Seria um caso de se fazer teste... E para usuários normais a CPU fica uns 90% sem processamento. (Isso se não for um programa de música ou trocas com disco.)
|
|
|
|
|
|
|
|
|