Comunidade OSDevBrasil.net
Fevereiro 09, 2012, 05:59:11 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Anuncie a nossa comunidade a amigos, fóruns...

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: INT 18 - BIOS  (Lida 277 vezes)
cacio jg
OS Newbie
*

caciojg@hotmail.com
Ver Perfil Email
« : Março 01, 2010, 10:35:55 »

ola amigos. Eu estou com uma duvida escabrosa:

Comprei hoje num sebo o livro "guia do programador para IBM PC  - Peter norton' (livro de 1985) e no capitulo 12 existem um pequeno topico que fala sobre essa interrupção (no livro esta como int 24 [hexa 18] por que no livro todo os numeros são tratados mais como decimais do que como hexas, coisas da epoca imagino...)

Essa interrupção carrega o BASIC, segundo o paragrafo ele habilita o interpretador BASIC default...
Eu imagino que esse BASIC  seja o mesmo que existe nos, infelismente, 'finados' MSX mas gostaria de saber se nas BIOS atuais essa interrupção  ainda existe (procurei no helppc, que é de 1991, e lá já não tem referencia sobre essa interrupção).

Enfim, alguem sabe se as BIOS atuais ainda trazem consigo um interpretador BASIC?

Grato a atenção de todos e as eventuais correções, caso eu tenha entedido mal o texto. Me extranhou por que o livro é bem detalhista, mas sobre essa interrupção só tem UM paragrafo.

cacio j gazola
OS Newbie
*

caciojg@hotmail.com
Ver Perfil Email
« Responder #1 : Março 27, 2010, 12:15:28 »

apenas 'me respondendo'... hehehe

Eu fiz essa pergunta ao Daniel Quadros (ele distribui o livro PC Assembler de autoria dele no blogo DQsoft do blogger). E segundo a minha fonte (extramamente confiavel por sinal) os antigos IBM-PC originais (feitos pela IBM) tinham um interpretador BASIC (igual aos MSX) imbutido na ROM-BIOS.

Mas os atuais PC- compativeis (que não são mais projetados pela IBM) não tem mais essa funcionalidade.

Fica como informação, os antigos IBM-PC tinham sim um interpretador Basic dentro da ROM-BIOS... pena que não tem mais.. Indeciso
  Imprimir  

Ir para: