|
Mounter
|
 |
« : Outubro 06, 2007, 12:28:41 » |
|
Olá pessoal! Criei um protótipo bem simples para dar um olhada como é uma estrutura mínima para um núcleo em modo protegido! O link para o núcleo => http://osdev-br.googlecode.com/files/OSDev-BR-0.0.1a.zipNão sei se para um começa, estaria bom, mas espero que analisem e tragam suas duvidas... Fiz o máximo para comentar o código fonte. Flws
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #2 : Outubro 06, 2007, 12:41:42 » |
|
Como pode ver é em Windows e o código inicio.S é em nasm, só que passa pelo preprocessador do GCC, então teria que "traduzir" o makefile.win para o linux...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #3 : Outubro 06, 2007, 12:46:13 » |
|
Foi oq eu tava escrevendo agora xD
Aviso - enquanto estava escrevendo a sua mensagem, foi enviada uma nova resposta a este tópico. Você pode talvez querer rever a sua mensagem. Tipo, amanha olho bem detalhadamente pra v se encontro alguma duvida e depois tento fazer o makefile pra Linux... agora necessito dormir xD
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #5 : Outubro 06, 2007, 12:49:15 » |
|
E que tal depois colocar o codigo no repositorio SVN la do osdev-br do code.google ?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #6 : Outubro 06, 2007, 12:50:45 » |
|
É, como existem os protótipos (desenvolvimento de testes?), assim essa não será uma versão definitiva, mas sim um meio de aprendermos a criar e planejar o núcleo! E vou lançar mais atualizações, e vou manter cada uma delas no zip...
Então vamos ver as duvidas e o que o pessoal poderá ver como será o projeto.
E a iniciativa de por no SVN seria uma boa... Vamos ver então o que vai dar!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #8 : Outubro 06, 2007, 01:01:36 » |
|
No caso, os arquivos ZIP na area de download poderiam conter apenas os binarios tendo em vista q se alguem quiser baixar o codigo referente ao binario baixado seria necessario apenas dar um "checkout" na revisão desejada!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #9 : Outubro 06, 2007, 01:03:39 » |
|
Hum, pode ser... Não sei ainda mexer muito com SVN, mas já fiz um checkout do freedos...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gnomo
|
 |
« Responder #10 : Outubro 06, 2007, 01:12:27 » |
|
Testei aqui o binário e ocorreu tudo ok(pelo menos no QEMU xD)
Mas so uma curiosidade, pq quando carreguei via grub apareceu apenas a informação da BSS ?
, bss=0x1000 e as outras seções? o.O
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #11 : Outubro 06, 2007, 01:20:26 » |
|
Hum, que estranho, as outras seções estão lá... Vou ver aqui o GRUB.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mounter
|
 |
« Responder #14 : Outubro 06, 2007, 01:26:02 » |
|
Flw, mas eu não vou ficar muito tempo aqui! Amanhã eu vejo as outras coisas também...
E sem problemas, fique a vontade, até porque o que fiz é o básico do básico...
|
|
|
|
|
|
|
|
|