Mouter: tenho uma ideia básica para estruturação:
-O sistema poderia ser modular (alto nível):
Boot.
Kernel.
Sistema de arquivos.
drivers de dispositivos.
applicativos.
-O kernel Teria o "sistema de gerenciamento de memória"
-O kernel Teria o sistema de gerenciamento de disco(arquivos).
-A identificação dos dispositivos de hardware naum seria feita no boot(setor de boot) e sim no inicio do carregamento do kernel.
-O kernel Carregaria os drives de dispositivos na inicialização do sistema.
-A escolha do driver de dispositivo apropriado poderia ser feita em tempo de carregamento do sistema: O kernel identificaria quais dispositivos estaram no barramento da máquina, (Dispositivos plug-and-play), e carregaria o driver apropriado para ele. (eu estou desenvolvendo esse módulo de uma forma generica... ele está em fazes iniciais e estou tendo bons resultados, porem como eu disse: É só questaum de tempo).
-Ao carregar o kernel, detectar os dispositivos, inicializar o sistema de arquivos, configurar o ambiente do nosso S.O. o sisteminha estaria pronto para ser utilizado.
Bommm..... a estrutura que eu passei aí em cima pode naum ser revulocionadora, muitos já devem ter pensado nela, mais eu coloquei um algo que pode fazer diferença no nosso s.o, que é "Plug-And-Play"... ainda rudimentar, mas plug and play.
1-Cetor de boot-->Carregara parte do kernel do sistema.
2-Kernel-->Detecta as configurações basicas do sistema.
3-Kernel-->Faz um scan nos barramentos e verifica se tem algum dispositivo PaP. se tiver armazena suas informações básicas em um "banco de dados de dispositivos em memoria"
4-Inicializa o sistema de arquivo.
5-Faz a identificaçõa dos dispositivos de hardiware detectados no passo "3". Fabricante, Nome do dispositivo, Classe do dispositivo(audio, video, armazenamento e etc...).
6-Com o dispositivo identificado... ele escolhe o driver mais apropriado e o carrega.
7-O kernel lê os arquivos de configuração e configura o ambiente do S.O
8-S.O pronto para ser usado.
Eu passei para vcs uam visão bem ampla de como o S.O funcionaria... a nível de extrutura e a nível de execuão.
Não expecifiquei Detalhes muito pequenos... já que uma pessoal pode fazer a msm coisa, porem de uma forma diferente. O sistema Plug And Play. É algo legal... e util... O kernel pode detectar o hardware e se alto configuar. E nesse mudo onde temos placas de marcas, tipos e caracteristicas tão diferentes. Um sistema desses seria, podemos dizer vital.
Bom... Mais pra frente eu irei colocar mais informações sobre dispositivos Plug-And-Play e sua programação generica aqui no forum blzzzz?

Esse é apenas uma sugestão de extrutura e organização do sistema. Criticas e sugestões são bem vindas. Xau