Seria legal usar um sistema de controle de versão... um git-hub da vida seria legal...
Ah, nisto que eu estava pensando sobre o driver vesa, pois em modo longo não há o v86, então é preciso escrever um emulador certo?
Se for, vou ver se escrevo um pra i386, minha unica experiência real (de programa que funciona kkkk) é meu emulador de NES

, que aliás minha idéia é portar ele pro sombra, mas antes será preciso suporte a arquivos ;s e um sistema de modo usuário pra acessar o fb, mas portar mesmo é muito simples, portei ele do linux com sdl pra windows com mfc facilmente...
Sobre a biblioteca gráfica, a idéia do fb.c é justamente essa, eu iria implementar funções de desenho, mas só coloquei pra desenhar fontes e quadrados... mas na estrutura do driver fb tem o fb_ops, que seria uma função acelerada caso houvesse... e as do fb.c são os fallbacks em software...
-----------
Encontrei o problema do consolefb em modo usuário usando um log pela porta serial, porém não sei o que pode estar ocorrendo, sendo que eu mapeio o framebuffer inteiro e um pouco mais pra evitar isso porém...
Eu até mudei o local do fb nos bars e funciona, porém ele sempre dá page fault no mesmo...
Page fault! ( present read-only ) at 0xA0
118000 on page dir 1C8000
O que é muito estranho, pois eu consigo fazer o clear screen sem problemas... deve ser alguma coisa que o sombra faz e altera a paginação, porém mesmo mudando os endereços sempre ocorre o mesmo erro...